Política e Administração Pública

CPI formaliza pedido para ter acesso à delação premiada de dono da UTC

30/06/2015 - 21:40  

O presidente da CPI da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), informou nesta terça-feira (30) que a comissão enviou oficio ao juiz federal Sérgio Moro, ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que se manifestem sobre a possibilidade de o colegiado ter acesso ao conteúdo da delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC.

O empresário teve o acordo de colaboração judicial homologado pelo STF na última quinta-feira (25) e é apontado pelo Ministério Público Federal como o coordenador do cartel de empreiteiras que atuava na Petrobras.

A CPI aguarda autorização da Justiça para marcar o depoimento de Pessoa, cuja convocação já foi aprovada pelos deputados. “Estamos adiando a vinda do depoente para que ele venha com a delação homologada e não possa ficar em silêncio”, explicou o deputado.

O presidente da CPI destacou ainda a petição apresentada pela advogada do empresário, Carla Vanessa de Domenico, no qual ela pede a suspensão do depoimento de Pessoa à comissão, sob a alegação de que o acordo de colaboração com a Justiça o proíbe de falar sobre as acusações.

Segundo informações publicadas pela revista Veja no último final de semana, em depoimentos no processo de delação premiada, Pessoa teria mencionado 18 políticos, de partidos do governo e da oposição, beneficiários de recursos ilegais da UTC.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.