Política e Administração Pública

Conselheiro defende investimentos de fundo da Petrobras na Sete Brasil

30/06/2015 - 21:35  

Em depoimento à CPI da Petrobras nesta terça-feira (30), o conselheiro da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), Paulo Teixeira Brandão, defendeu os investimentos feitos pelo fundo na Sete Brasil – empresa privada criada pela própria Petrobras em 2011 para construir sondas de perfuração. Segundo ele, a Petros investiu R$ 1,3 bilhão na companhia.

“Nós acompanhamos a apresentação da empresa à Petros e tínhamos um posicionamento favorável, sobretudo por conta de incentivos a produtos nacionais”, disse Brandão, lembrando que o objetivo à época era reunir acionistas, como bancos e a própria estatal, para viabilizar financeiramente o projeto de adicionar conteúdo nacional aos equipamentos, até então comprados no exterior.

No entanto, por causa das denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras, a Sete Brasil vem enfrentado dificuldade de conseguir o empréstimo de longo prazo com o BNDES. “Se eu pudesse votar no tempo e decidir com as informações de hoje, talvez não defendesse a aplicação dos recursos da Petros na Sete Brasil”, admitiu. “Mas, naquele momento, o projeto foi levado para o conselho deliberativo com todas as informações para que fosse analisado”, completou Brandão, que também representa os aposentados da estatal.

“Bom investimento”
Vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Leite Siqueira, também apoiou os investimentos feitos pela Petros na empresa. “O fato de ter havido desvios ou corrupção na Sete Brasil não inviabiliza iniciativa original de estimular a produção nacional”, disse Siqueira, para quem, em termos de tecnologia, foi um bom investimento.

Brandão afirmou ainda ter informações de que serão tomadas medidas para que os aportes em sondas da Sete Brasil não sejam perdidos. “Existe um esforço muito grande para que pelo menos 15 sondas sejam finalizadas. Há uma vontade grande de recupera o projeto”, finalizou.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.