Política e Administração Pública

Plenário rejeita pedido de alteração e conclui análise da MP dos tratores

Medida será encaminhada para votação no Senado

23/06/2015 - 21:29   •   Atualizado em 23/06/2015 - 21:37

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou o destaque do PCdoB à Medida Provisória 673/15 e manteve a aplicação das novas regras de tempo ao volante do motorista para o condutor de caminhões que puxam ou arrastam máquinas agrícolas e aos operadores dessas máquinas.

O PCdoB quis retirar do texto da MP a permissão para que os trabalhadores que operam tratores e colheitadeiras tenham sua jornada diária ampliada para até 12 horas – 8 horas diárias e outras 4 horas extras, de acordo com convenção. Trata-se da jornada aprovada para os caminhoneiros.

A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), disse que a ampliação da carga horária desses trabalhadores será prejudicial. “Essa extensão da carga horária é contra a segurança, contra a vida”, declarou.

Já o vice-líder do DEM deputado Onyx Lorenzoni (RS) disse que a agricultura, por suas especificidades, merece flexibilidade. “A agricultura tem momentos especiais, tem hora que tem de se fazer a colheita. O que se pretende é estender a jornada de trabalho, pagando hora extra”, afirmou.

O tema principal da MP é a dispensa de licenciamento e de emplacamento de máquinas agrícolas (tratores, colheitadeiras, retroescavadeiras e pulverizadores).

Com o fim da análise dos destaques, a matéria será votada agora pelo Senado. Em seguida, a sessão foi encerrada.

Mais informações a seguir

Reportagem – Eduardo Piovesan e Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 673/2015

Íntegra da proposta