Política e Administração Pública

Romulo Mesquita toma posse como novo diretor-geral da Câmara

17/06/2015 - 20:49  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Novo diretor-geral da Câmara, Romulo De Sousa Mesquita discursa durante cerimônia de posse
O servidor Romulo Mesquita (E) substituiu na diretoria-geral o servidor Sérgio Sampaio (à direita na foto)

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, deu posse nesta quarta-feira ao novo diretor-geral da Casa. O servidor Romulo de Sousa Mesquita substitui Sérgio Sampaio, que deixou o cargo para assumir a chefia da Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF).

Eduardo Cunha ressaltou que se trata do cargo administrativo mais importante da Câmara, e vinha sendo muito bem exercido por Sampaio. A escolha do novo nome, segundo o presidente, foi uma sucessão natural, já que Romulo Mesquita integrava a equipe de Sérgio Sampaio, ponto importante para garantir a continuidade e a qualidade do trabalho.

"É com muita alegria que eu assisto a esta transmissão. Lamento a saída do Sérgio, mas desejo a ele sucesso pessoal e profissional. Ao Romulo, desejo que ele tenha condições de desempenhar o mesmo bom trabalho que estava fazendo o Sérgio e possa contar com a colaboração de todos os servidores", ressaltou Cunha.

O novo diretor-geral ressaltou a responsabilidade de substituir Sampaio: "Ele empreendeu uma gestão de sucesso, o que torna o desafio ainda maior". Romulo Mesquita também comentou a recente adoção do ponto eletrônico, que vale para os servidores efetivos da Casa. "É uma medida que já vinha sendo estudada há alguns anos. A maioria dos órgãos públicos já havia implementado e a Câmara só tem a ganhar. Assim que tivermos a regulamentação, tenho certeza de que a maioria que se dedica à Casa, que ama esta Casa vai gostar muito", avaliou.

Aplaudido com entusiasmo por servidores e parlamentares, o ex-diretor-geral Sérgio Sampaio desejou boa sorte ao colega e se despediu dizendo que o seu aprendizado na Câmara será fundamental na nova missão de ajudar o Distrito Federal. "Aqui fiz grandes amigos e contei com a colaboração de servidores extremamente qualificados para fazer um bom trabalho, modéstia à parte. Estamos entrando com o GDF em uma situação difícil, mas temos certeza de que, junto com o governador Rodrigo Rollemberg, faremos um grande trabalho. Deixo esta Casa com aperto no coração", concluiu.

Gerência profissional
Integrantes da Mesa Diretora também prestigiaram o evento. Para o 2º vice-presidente da Câmara, deputado Giacobo (PR-PR), o trabalho desenvolvido na gestão anterior terá continuidade. "Esta legislatura está ousando, trabalhando mais, colocando a Casa para funcionar como um todo, com 100% do seu tempo disponível. É importante que quem ocupa os cargos de gerência na Casa exerça seu trabalho com muito profissionalismo e brilhantismo", destacou.

O 1º secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), observou que o novo diretor-geral tem altíssimo nível, a exemplo de do seu antecessor. “Nós temos um quadro funcional da mais alta qualidade dentro da Câmara dos Deputados. Vamos sentir falta do Sérgio, mas o Romulo já está conosco há bastante tempo e vai nos ajudar a enfrentar os desafios. É importante ter um diretor-geral que conheça a Casa, que tenha boa relação com os funcionários e o Romulo tem este dom, além de ser competente e comprometido com os interesses do País. Foi uma bela escolha do presidente Eduardo Cunha", ressaltou Mansur.

O 4º secretário, deputado Alex Canziani (PTB-PR), também elogiou e agradeceu o trabalho desenvolvido por Sérgio Sampaio e disse ter as melhores expectativas quanto à nova gestão: "Romulo Mesquita tem conhecimento da máquina administrativa e, com certeza, dará continuidade às atividades. A Câmara tem excelente corpo técnico e ele vai poder seguir a tradição de bons gestores, de boas pessoas."

Perfil

Romulo Mesquita é servidor concursado da Câmara desde outubro de 1994. Trabalhou inicialmente no Departamento de Material e Patrimônio (Demap), onde ficou até 2001. Em seguida, atuou na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em abril de 2005, foi nomeado secretário-executivo da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), onde permaneceu por quatro anos.

Em março de 2009, assumiu a Diretoria Administrativa (Dirad) pela primeira vez, até 2011. Após esse período, dirigiu a Coordenação de Comissões Permanentes do Departamento de Comissões (Decom) por dois anos. Em fevereiro de 2013, retornou ao cargo de diretor-administrativo, que ocupava até esta semana.

O novo diretor-geral é formado em Direito pela Universidade do Distrito Federal (UDF) e em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Especializou-se em Gestão Legislativa pela Universidade de Brasília (UnB)/ Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) e em Direito Público pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Atualmente, cursa disciplinas no Mestrado Profissional em Poder Legislativo, oferecido pelo Cefor.

Reportagem – Idhelene Macedo
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.