Política e Administração Pública

Câmara cria o prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação

01/06/2015 - 18:20   •   Atualizado em 01/06/2015 - 20:34

Jean Pierre Dalbéra
História do Brasil - história Brasília Oscar Niemeyer Lucio Costa
Lucio Costa (1902-1998) elaborou o projeto do Plano Piloto de Brasília

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Resolução 22/15, da Comissão de Desenvolvimento Urbano, que institui o prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação. A matéria já foi promulgada.

O prêmio será concedido anualmente, pela Câmara dos Deputados, a três entidades ligadas a esses temas, bem como a três personalidades dessas distintas áreas da sociedade, cujos trabalhos ou ações merecerem especial destaque na vida das metrópoles ou cidades brasileiras.

Indicações
A premiação será dada pela comissão e se constituirá de uma estatueta de Lúcio Costa cunhada para este fim. A escolha dos homenageados será por meio da maioria dos integrantes da comissão. Cada parlamentar membro da comissão poderá indicar até três nomes de entidades e pessoas jurídicas e até três nomes de personalidades.

A entrega dos prêmios ocorrerá na segunda semana de outubro, quando se comemora o Dia Mundial do Urbanismo (8 de outubro).

Segundo a comissão, a criação de um prêmio desse tipo é necessária há muito tempo para reconhecer os trabalhos das entidades e personalidades que atuam e se destacam nos setores de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil. “Entidades e personalidades estas que vêm desenvolvendo trabalhos de alto nível no melhoramento da vida dos cidadãos são exemplos que devem ser seguidos em todo o território nacional e até por metrópoles e municípios de outros países”, justifica a comissão.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 22/2015

Íntegra da proposta