Política e Administração Pública

Deputados avaliam que uma semana será pouco para a reforma política

25/05/2015 - 21:40  

A reforma política deve tomar mais do que uma semana de debates do Plenário, e será muito difícil que os temas tenham os 308 votos necessários para aprovação, dizem deputados que participaram da reunião de líderes partidários desta segunda-feira (25).

O líder da Minoria, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), disse que os grandes temas mais polêmicos, como sistema eleitoral e financiamento, só devem ser encerrados no começo da quinta-feira. “Qualquer que seja o modelo aprovado e, se vier a ser, será por uma votação mais apertada do que se imagina. É pouco provável que o trabalho seja feito por uma semana”, disse.

Cada ponto – são nove temas com ramificações – precisa ser votado nominalmente. E para ser aprovado, precisa do voto favorável de, pelo menos, 308 deputados. “É uma votação muito complexa”, disse o vice-líder do PSD deputado Índio da Costa (RJ). Ele reconheceu, no entanto, que a ideia de votar a reforma por itens pode facilitar a votação de qualquer tema. “Foi uma decisão inteligente”, afirmou.

Votação anterior
Costa lembrou que, em 2007, o Plenário chegou a começar a discutir um projeto amplo de mudança de regras eleitorais (PL 1210/07), mas as divergências pontuais acabaram impedindo o avanço do projeto como um todo. Essa proposta entrou na Ordem do Dia em junho de 2007, mas acabou abandonada por falta de acordo no final de agosto. O texto determinava o modelo de voto em listas partidárias e também alterava regras de financiamento eleitoral.

Para o líder do Solidariedade, deputado Arthur Oliveira Maia (BA), a aprovação da reforma política vai depender de muita “boa vontade” de todos os parlamentares. “As pessoas têm de se sentir confortáveis para votar esse tema e isso só será possível se todas as propostas estiverem na fila para serem apreciadas, sejamos favoráveis ou não a esses temas”, disse.

Oliveira Maia afirmou que “é impossível” concluir a votação da proposta em apenas uma semana de debate.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 182/2007

Íntegra da proposta