Política e Administração Pública

Bancada feminina pede em Plenário maior participação de mulheres na política

Deputadas federais querem a aprovação de uma cota de 30% das vagas da Câmara para as mulheres.

14/05/2015 - 16:33   •   Atualizado em 14/05/2015 - 18:02

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Deputadas fazem ato simbólico para reivindicar uma maior participação das mulheres na política. Elas defendem que seja respeitada a cota de 30% de participação de mulheres na composição da Casa

A bancada feminina fez um protesto nesta quinta-feira, no Plenário da Câmara dos Deputados, para reivindicar uma maior participação das mulheres na política. Elas defendem que seja respeitada a cota de 30% de participação de mulheres na composição da Casa. “30% já”, diziam as deputadas em coro, após estenderem uma faixa em frente à mesa do Plenário Ulysses Guimarães.

Ao assumir a presidência dos trabalhos, a deputada Soraya Santos (PMDB-RJ) concedeu 30 segundos a deputadas mulheres para pequenas considerações.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) disse que o ato das deputadas representa 52% da população brasileira. "Somos 51 mulheres [na Câmara], mas estamos aqui em nome de todas as brasileiras”, disse.

A deputada Gorete Pereira (PR-CE) lamentou que a Comissão Especial de Reforma Política não tenha recebido nenhuma emenda para promover o aumento da participação feminina na política. Já a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) fez um apelo ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para que ele inclua na pauta da reforma política a previsão de 30% das vagas da Câmara dos Deputados para as mulheres.

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) destacou que os deputados eleitos receberam votos das mulheres e, por isso, têm responsabilidade de garantir uma maior representação das mulheres, que, segundo ela, têm o direito de participar das decisões do Parlamento.

A deputada Conceição Sampaio (PP-AM) lembrou que não se faz democracia sem a participação das mulheres. “Que a 55ª legislatura dê um exemplo de brasilidade, porque nós mulheres queremos, ao lado dos homens, construir uma sociedade melhor, mais justa e igualitária. E isso não se faz sem a participação das mulheres”, disse.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.