Política e Administração Pública

Começa debate sobre reforma política com Michel Temer

28/04/2015 - 10:33  

As comissões especiais da reforma política que analisam propostas de emenda à Constituição (PECs 344/13, 352/13 e outras) e projetos de natureza infraconstitucional (que não mudam a Constituição) deram início, há pouco, ao debate sobre sistemas eleitorais e financiamento de campanha. Nesta manhã, o convidado é o vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, que participa de audiência no plenário 1.

À tarde, a partir das 14h30, as comissões voltam a se reunir - desta vez, no plenário 8 - para ouvir o líder do PT, deputado Sibá Machado (AC), que representará o presidente do partido, Rui Falcão.

As audiências foram sugeridas pelo relator dos dois colegiados, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que apresentou requerimento para que fossem convidados representantes de diversos partidos. Já foram ouvidos os presidentes do PSDB, Aécio Neves; do PCdoB, Renato Rabelo; do PDT, Carlos Lupi; do PSB, Carlos Siqueira; do PRB, Marcos Pereira; do PSD, Guilherme Campos (interino); do PPS, Roberto Freire; do PHS, Eduardo Machado; do PSol, Luiz Araújo; e o líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), representando o presidente do partido, senador José Agripino.

Na avaliação de Castro, um dos eixos principais da discussão nas comissões especiais é o fortalecimento dos partidos políticos e “não seria razoável deliberar sobre um novo regramento político-partidário sem ouvir dirigentes nacionais de partidos políticos representativos das legendas do Congresso Nacional”.

A população pode participar dos debates pelo portal e-Democracia.

Da Redação – DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.