Política e Administração Pública

Federação da Indústria critica projeto que reduz desoneração da folha

24/04/2015 - 14:08  

O presidente da Federação da Indústria do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, manifestou nesta sexta-feira (24) sua preocupação com propostas em tramitação ou aprovadas pelo Congresso Nacional que podem prejudicar a economia brasileira. Entre as propostas, ele citou o Projeto de Lei 863/15, do Executivo, que reduz o benefício fiscal de desoneração da folha de pagamentos concedido a 56 segmentos econômicos para diminuir o custo com mão de obra e aquecer a economia.

Na avaliação de Longen, o projeto causará desemprego. “Caso seja aprovado, apenas em Mato Grosso do Sul gerará impacto de R$ 1,2 bilhão ao ano, o que provocará um grande número de demissões", alertou o presidente da Fiems, lembrando que a taxa de desemprego no ano passado era de 5,6% e já subiu para 7,9% neste ano.

"Possivelmente, chegaremos até o fim do ano com dois dígitos não só no desemprego, mas também na inflação”, disse Longen nesta sexta, ao abrir a 5ª edição do programa Câmara Itinerante, em Campo Grande (MS).

Longen considera que a indústria brasileira muitas vezes fica às margens das decisões e lamentou o fato de ministérios, autarquias e o Poder Judiciário legislarem “da maneira que bem entendem”.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 863/2015

Íntegra da proposta