Política e Administração Pública

Manifestantes contra terceirização entram em confronto com policiais em frente ao Congresso

07/04/2015 - 16:08   •   Atualizado em 07/04/2015 - 22:31

Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados
Manifestantes entram em confronto com polícia militar durante protesto no gramado do Congresso
Projeto da terceirização está na pauta de hoje do Plenário da Câmara dos Deputados.

Manifestantes de centrais sindicais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), que protestam em frente ao Congresso contra o projeto que regulamenta a terceirização (PL 4330/04), entraram em confronto com policiais militares. O projeto está na pauta de votações do Plenário da Câmara dos Deputados.

Um dos manifestantes foi atendido pelo Departamento Médico da Câmara (Demed), com ferimentos na cabeça, e foi encaminhado ao Hospital Regional da Asa Norte. Outros dois manifestantes, dois policiais, um deputado e um visitante também estão entre os atendidos pelo Demed. O deputado Vicentinho (PT-SP) precisou de atendimento médico depois de ser atingido por spray de pimenta.

Depois de um momento tenso, a manifestação segue em clima mais tranquilo em frente ao Congresso. O presidente do Sindieletro de Minas Gerais, Jobert de Paula, criticou a atuação da Polícia. "Queremos que a Polícia Legislativa responda pelo o que ocorreu hoje na Câmara dos Deputados", disse.

Os manifestantes são contrários à proposta sobre terceirização por considerar que ela precariza relações de trabalho. O texto permite a terceirização em qualquer ocupação, enquanto hoje ela é limitada às atividades-meio, não relacionadas ao fim da empresa.

O texto tem o aval da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, veio à Câmara defender a proposta. Para ele, a terceirização já é uma realidade. "Terceirização significa especialização. Na construção civil, por exemplo, não é necessário uma empresa que faça tudo, mas várias para cada etapa da obra", declarou.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.