Política e Administração Pública

Plenário debate pena maior para uso de explosivos em furto de caixa eletrônico

31/03/2015 - 17:37  

Assista ao vivo.

Deputados defenderam, em discursos no Plenário, a proposta que aumenta a pena para quem estoura caixas eletrônicos com o uso de explosivos (Projeto de Lei 3481/12), crime que tem se tornado comum em diversas regiões do País.

Para o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), a aprovação da proposta dá uma resposta à sociedade. “Hoje, uma das ações que mais tem se repetido, principalmente no interior, é a bandidagem usando explosivos para estourar caixas eletrônicos de bancos”, disse.

O deputado Delegado Edson Moreira (PTN-MG) lembrou que o risco para a população é muito maior quando há uso de explosivos. “Quando o criminoso utiliza explosivo, coloca em risco não apenas a vida de quem está no local, mas também dos arredores, já que a explosão é muito potente”, lembrou.

Estatuto do Desarmamento
O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) defendeu o projeto, mas criticou a tentativa de incluir no texto mudanças no Estatuto do Desarmamento. A intenção de parte do Plenário é aprovar o PL 850/15, que aumenta a punição para quem é pego com armas de alto calibre.

“Esse projeto foi apresentado há 12 dias e não passou por comissão nenhuma. Está virando moda votar na Casa projeto que não passou por comissão nenhuma, e isto está errado. Estamos fazendo lei penal escrevendo com papel em cima da perna: isso não é responsável, não é razoável, não é assim que se faz lei”, criticou Molon.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3481/2012

Íntegra da proposta