Política e Administração Pública

Manifestação suspende seminário sobre Reforma Política em Porto Alegre

30/03/2015 - 10:10   •   Atualizado em 30/03/2015 - 10:17

O seminário promovido pela Comissão Especial da Reforma Política em Porto Alegre (RS) foi suspenso há pouco por causa de manifestações que ocorrem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

Durante a apresentação dos integrantes da mesa de debates e mesmo durante a execução do hino nacional, a plateia começou a se manifestar com apitos e com gritos de “fora Cunha”, “homofóbico”, “racista”.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edson Brum, chegou a começar o seu pronunciamento, mas diante das manifestações da plateia, que continuou dirigindo palavras contrárias ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e ao governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, Brum decidiu suspender os trabalhos por alguns minutos.

O evento faz parte da agenda de trabalho da comissão nos estados e tem o objetivo de debater com especialistas, autoridades e a população temas relacionados à reforma política, como o financiamento de campanha, o sistema eleitoral, o voto facultativo, o fim da reeleição, entre outros.

O encontro ocorre no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A Comissão Especial da Reforma Política já esteve em seis estados: Ceará, Piauí, Maranhão, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. As próximas audiências públicas devem ser realizadas em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e em Sergipe.

O seminário “Visões para construir a mudança”, tem a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do relator da Reforma Política na Câmara dos Deputados, Marcelo Castro (PMDB-PI), do governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, vice-presidente da República, Michel Temer, do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edson Brum, além de entidades da sociedade civil e da população.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.