Política e Administração Pública

Presidente e relator pedem apoio a Temer para aprovação da reforma política

24/03/2015 - 14:25  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária
Rodrigo Maia (C): não poderemos fracassar mais uma vez em fazer a reforma política.

O presidente da comissão especial da reforma política, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o relator da proposta, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), reuniram-se na manhã desta terça-feira (24) com o vice-presidente da República, Michel Temer, para pedir apoio para garantir um “mínimo de entendimento” sobre a reforma com os presidentes e líderes partidários. A informação foi dada por Maia em reunião da comissão nesta terça.

“Temos que promover todos os esforços para chegar a esse entendimento, pois não poderemos fracassar mais uma vez em fazer a reforma política”, disse Marcelo Castro.

“O vice-presidente poderá dialogar com os presidentes de todos os grandes e médios partidos políticos para tentarmos chegar um denominador comum, para não corrermos o risco de deixar o País com um dos piores sistemas eleitorais do mundo.”

Porém, segundo Castro, até o momento esse denominador comum não foi encontrado, no que se refere ao sistema eleitoral: “O PT defende o sistema proporcional para a eleição de deputados e vereadores, com lista fechada de candidatos, além de financiamento público de campanha. O PMDB defende o ‘distritão’, sistema majoritário exatamente antagônico ao sistema proporcional que o PT defende, com financiamento privado de campanha, com permissão para empresas doarem. O PSDB defende o sistema distrital misto, o modelo alemão. O PSD, em sua grande maioria, quer o ‘distritão’. Então não há propriamente uma convergência”.

Para o relator, é necessário que os grandes líderes nacionais “sentem e dialoguem” e procurem encontrar um sistema eleitoral que não seja de nenhum partido, mas que aperfeiçoe o sistema existente hoje no Brasil.

Fatiamento
Castro confirmou aos integrantes da comissão que, após encontro nesta segunda-feira (23) com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, voltou atrás na ideia de fatiar a reforma política e disse que vai apresentar um único parecer. Segundo ele, quem discordar de algum ponto do relatório poderá apresentar destaque para votação separada. Antes, o relator defendia a divisão da PEC 352/13, que norteia as discussões do colegiado, em três textos.

O deputado Chico Alencar (PSol-RJ) afirmou que preferia o fatiamento, já que facilitaria o entendimento da população. Ele afirmou que levará o assunto ao Colégio de Líderes. O deputado Henrique Fontana (PT-RS) acredita que o não fatiamento dificulta a aprovação da reforma, porque os deputados que não concordam com algum ponto tendem a ser posicionar de forma contrária. “O fatiamento tende a nos levar a um ambiente de negociação”, disse.

Rodrigo Maia argumentou que o intuito do parecer único é acelerar o trâmite da proposta. O presidente confirmou que o texto deverá ser votado até o início de maio no colegiado.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.