Política e Administração Pública

Deputado afirma que o momento é propício para fazer reforma política

20/03/2015 - 12:21  

O deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR) disse, nesta manhã durante reunião do Câmara Itinerante em Curitiba, que este é o melhor momento para promover reformas no País. “O povo está insatisfeito e este é o melhor momento para fazermos as reformas com o apoio popular e com a vontade política que eu percebo no Congresso Nacional”, disse Ducci.

Ducci destacou ainda que em dois meses a Câmara dos Deputados já colocou em funcionamento as comissões especiais da reforma política e do paco federativo, e aprovou as emendas impositivas ao orçamento da União, para, segundo ele, dar mais independência e evitar influências do Executivo Federal no processo de liberação de emendas parlamentares.

Durante a reunião, em vários momentos, a plateia se manifestou em voz alta com sugestões para a reforma política. Representantes de entidades da sociedade civil não concordaram com a decisão do Congresso de realizar ele próprio a reforma política. Eles defendem a consulta popular por meio de plebiscito.

Críticas
O professor Artur Conceição criticou o modelo adotado pela Câmara dos Deputados para debater com a população temas de interesse da sociedade, como a reforma política e o pacto federativo. “Não temos registro de protocolo das nossas reivindicações. É ridículo da maneira como isso tudo foi colocado. A sociedade deveria ter sido mais ouvida. Pagar viagem pra deputado vir aqui falar não é autêntico. É ridículo. Dessa forma não vamos ter reforma nenhuma”, disse Conceição, antes de deixar a audiência.

Em reposta, o deputado federal Osmar Serragliio (PMDB-PR) disse que a participação estava condicionada à inscrição prévia e que qualquer um poderia fazê-lo. “Nesta semana mesmo eu precisei esperar por quase 7 horas para poder falar por apenas 3 minutos na CPI da Petrobras”, comparou Serraglio. “Na democracia, não é gritando que você terá voz”, completou.

A reunião do Câmara Itinerante já foi encerrada.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.