Política e Administração Pública

Deputado do PT repudia acusações contra o partido feitas por investigados na Lava Jato

19/03/2015 - 12:03  

Assista ao vivo

Durante a sessão da CPI da Petrobras convocada para ouvir o depoimento do ex-diretor da Petrobras Renato Duque, o deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) repeliu as denúncias contra o PT feitas por acusados da Operação Lava Jato. Segundo o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o ex-gerente da estatal Pedro Barusco, Duque recebia propinas de empresas contratadas pela Petrobras, assim como o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Os dois foram denunciados por lavagem de dinheiro.

Depois de uma hora e meia de interrogatório em que o depoente se recusou a responder todas as perguntas da CPI, alegando o direito de falar apenas à Justiça, Prascidelli disse que a CPI não pode coagir os depoentes. “Não há ninguém condenado antes da hora. Não podemos permitir luta política na hora de fazer acusações e nem usar instrumentos coercitivos na hora da investigação”, disse.

O deputado classificou os vazamentos de seletivos, feitos para incriminar o PT. “Dizer que vai chamar familiares de condenados é uma tortura psicológica”, acrescentou, como menção à proposta do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) de convocar a esposa de Duque, diante da opção dele de ficar calado na CPI.

A CPI continua reunida no plenário 2.

Reportagem – Antonio Vital
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.