Política e Administração Pública

Reforma política: debate em Curitiba inaugura programa Câmara Itinerante

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, inaugura hoje o programa na Assembleia Legislativa do Paraná com debate sobre Reforma Política.

20/03/2015 - 09:49  

A Câmara dos Deputados inaugura hoje o programa Câmara Itinerante, que levará os parlamentares a diversas cidades do País para debates com a população. A primeira edição do programa começou há pouco na Assembleia Legislativa do Paraná. Neste momento, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, está falando aos participantes do encontro.

Confira a programação:

• 9h - Lançamento do programa. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, fará uma apresentação sobre as ações da Câmara voltadas para os direitos das pessoas com deficiência, entre as quais a criação, em fevereiro de 2015, de uma comissão permanente para tratar das proposições relacionadas ao tema.
• 9h30 - Debate sobre Reforma Política, em reunião organizada pela comissão especial da Câmara que trata do assunto. Durante o debate, o público poderá participar de fóruns promovidos pelo portal da Câmara na internet.
• 12h - Pausa para o almoço
• 14h - Visita do presidente Eduardo Cunha à Escola Alternativa, que atende crianças com deficiência. Durante a visita, haverá o lançamento oficial da cartilha elaborada pela Segunda-Secretaria da Mesa Diretora da Câmara sobre a importância da conscientização sobre o autismo. O presidente também anunciará as ações da campanha da Câmara relacionadas ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2 de abril), que incluem a iluminação da fachada do Congresso Nacional na cor azul.

Debate e participação
O programa Câmara Itinerante pretende promover o amplo debate de temas nacionais e regionais, com intercâmbio de informações e acolhimento de sugestões que possam pautar as ações da Câmara dos Deputados.

Em cada cidade, a TV Câmara vai ouvir a população local e estimular o cidadão a fazer perguntas a serem respondidas pelo presidente da Câmara dos Deputados ou por outro parlamentar da Casa. Perguntas e respostas serão exibidas pela emissora ao longo da programação.

Em período que antecede as reuniões, o portal e-Democracia oferecerá ambiente virtual próprio para que a sociedade apresente perguntas e sugestões sobre os temas debatidos, a fim de se construir colaborativamente uma agenda de amplitude nacional.

Durante o mesmo período, a população também poderá se manifestar pelo Disque-Câmara (0800.619.619). A qualquer tempo, o cidadão poderá encaminhar ao presidente da Câmara, por meio desses canais, contribuições para os debates.

Transparência
A Câmara publicará, em seu portal de internet, todas as informações institucionais sobre o programa, os registros das reuniões produzidos nos diferentes suportes e materiais adicionais que tiverem sido apresentados pelos participantes. Esses conteúdos, e a consolidação da participação popular ao longo do projeto, ficarão disponíveis para consulta por qualquer cidadão.

Paralelamente, o portal e-Democracia vai manter públicas todas as ocorrências de interação virtual dos parlamentares com a sociedade e as manifestações dos cidadãos durante o período de reuniões nos estados.

Pautas
Ao longo de 2015 e 2016, o Câmara Itinerante percorrerá as 27 unidades da Federação com a seguinte programação:

  • debate sobre temas políticos de interesse nacional;
  • debate sobre temas de interesse dos estados e municípios;
  • debate sobre questões sociais;
  • visita a instituições que atuem na promoção dos temas sociais em debate;
  • atividades externas relacionadas aos temas em discussão.

Da Assessoria de Imprensa/PR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.