Política e Administração Pública

Presidente da Câmara recebe pacote anticorrupção do ministro da Justiça

17/03/2015 - 23:23  

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, recebeu na noite desta terça-feira (17) do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, as medidas do pacote anticorrupção que será encaminhado nesta quarta ao Congresso Nacional pela presidente Dilma Rousseff.

Segundo Cardozo, as medidas a serem anunciadas já constavam do programa eleitoral da então candidata à reeleição. O ministro não quis revelar pontos do pacote, mas declarou que será criado um mecanismo para absorver sugestões e buscar construir novas medidas em conjunto com autoridades e a sociedade.

De acordo com o ministro, a ideia é combater a corrupção e a impunidade. "Tive a oportunidade de apresentar ao presidente da Câmara todas as medidas para que ele tivesse conhecimento prévio daquilo que será proposto pela presidente, seja no âmbito de medidas administrativas, seja no âmbito de medidas de natureza legislativa."

Para o presidente, o ideal é construir mecanismos que possam barrar a corrupção. "Eu acredito que a medida (do governo) tem dois sentidos. Primeiro, veio tarde em função daquilo que já vem sendo descoberto de casos de corrupção, mas também vem cedo porque pode fechar outras portas que certamente existem e que serão, a partir do momento que uma legislação for apoiada e aprovada pelo Congresso, possa evitar que aconteça outros tipos de casos".

Iniciativa dos parlamentares
Eduardo Cunha explicou que dará o devido encaminhamento às propostas. "Da parte do Poder Legislativo, não haverá nenhuma matéria que não será tratada. Vamos buscar, entre aqueles que são de iniciativa dos próprios parlamentares que possam atuar em conjunto com essas matérias que vão ser enviadas pelo Poder Executivo, de modo que possamos produzir uma legislação que atenda os anseios da sociedade, que é o combate rigoroso aos malfeitos e a corrupção que está sendo, de uma certa forma, mostrada à opinião pública".

Eduardo Cunha disse ainda que as propostas do governo deverão sofrer alterações e que poderão ser agregadas a propostas já em andamento na Casa e sugestões da sociedade.

Mais cedo, o ministro apresentou as medidas ao presidente do Senado, Renan Calheiros.

Segundo informou o ministro José Eduardo Cardozo, as medidas anticorrupção devem ser anunciadas em cerimônia no Palácio do Planalto, na manhã desta quarta-feira.

Reportagem - Idhelene Macedo
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.