Política e Administração Pública

Congresso adia votação eletrônica de vetos para facilitar solução para o IR

10/03/2015 - 23:30  

O presidente do Senado, Renan Calheiros, informou que a análise dos vetos pelo Congresso Nacional nesta quarta-feira (11) ainda será feita por meio de cédulas de papel apuradas de forma analógica.

A votação do projeto de resolução que permite a votação eletrônica (PRN 1/15), antes prevista na pauta, será adiada para que os senadores e deputados se dediquem de imediato ao exame de vetos, especialmente o do reajuste de 6,5% da tabela do Imposto de Renda (VET 4/15).

Orçamento 2015
A prioridade na sessão do Congresso é limpar a pauta dos vetos e votar em seguida o projeto do Orçamento para 2015. A Secretaria-Geral da Mesa do Congresso se preparou para realizar a votação desta quarta pelo meio tradicional ou pela e-cédula, dependendo do andamento do PRN 1/15. As cédulas usuais já foram inclusive distribuídas.

Uma das diferenças fundamentais entre o processo manual e o eletrônico de votação é o tempo de apuração, bem maior para os votos computados de forma analógica.

A votação com a cédula eletrônica tem provocado divergência entre os parlamentares. O principal questionamento é sobre a possibilidade de destaques.

Destaques
De acordo com o relator da matéria, senador Jorge Viana (PT-AC), porém, o texto está sendo acertado com base em “um consenso”. A resolução vai prever um número determinado de parlamentares, na Câmara e no Senado, para pedir destaque. Também haverá a possibilidade de pedir destaque por liderança ou somatória de bancadas.
Segundo o relator, será garantido a dois senadores e dois deputados o direito de discutir um destaque. Não haverá votação de destaque em globo, mas haverá limites. “Conseguimos os ajustes que a oposição e a base pediram. Vamos ver se a gente consegue votar na próxima terça”, disse Viana, acrescentando que mesmo que as novas regras não sejam aprovadas, a expectativa é que o Congresso aprecie os vetos em pauta.

Cédula eletrônica
A cédula eletrônica, contendo todos os dispositivos dos vetos em análise, estará disponível no site do Congresso sempre que houver votação de vetos presidenciais. O acesso será aberto a qualquer cidadão. Na cédula, o parlamentar poderá consultar o projeto de lei que foi objeto de veto, parcial ou integral, e a justificativa presidencial para o veto. Ao abrir a cédula, o parlamentar poderá votar “sim”, para manter o veto; “não”, para derrubá-lo; ou “abstenção”.

Caso haja orientação da liderança pela obstrução, que é um recurso usado para evitar a votação da matéria, o parlamentar não marcará nenhuma das opções. Ao votar em branco, ele exclui sua participação para contagem do quórum exigido para a votação.

Depois da escolha do voto, o sistema gera um QR Code, que identifica as escolhas do parlamentar. A vinculação formal do parlamentar com a cédula ocorre no momento em que ele assina a cédula impressa e a entrega pessoalmente no local de votação instalado no Plenário da Câmara, onde são realizadas as sessões do Congresso. Um servidor identifica o parlamentar e afixa em sua cédula uma etiqueta, com nome e foto do congressista, além de um código de barras com sua identificação. A etiqueta e o QR Code passarão, então, por um leitor ótico que vai registrar os votos.

Da Redação – RCA
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.