Política e Administração Pública

Presidente da CPI da Petrobras pretende criar quatro sub-relatorias

A reunião da CPI está marcada para esta quinta-feira (5), a partir das 9 horas.

04/03/2015 - 20:34  

Arquivo/Lucio Bernardo Junior
Hugo Motta
Intenção de Hugo Motta de criar quatro sub-relatorias será formalizada nesta quinta-feira.

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), confirmou nesta quarta-feira (4) que o colegiado deverá criar quatro sub-relatorias para coordenar os trabalhos a serem feitos pelo relator, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).

Luiz Sérgio informou que está ciente da intenção da presidência de criar as sub-relatorias. A divisão da investigação não está prevista no plano de trabalho do relator, que deverá ser apresentado nesta quinta-feira (5). Caberá ao plenário da CPI a decisão final sobre a divisão da relatoria da investigação.

Originalmente, a proposta de criar sub-relatorias partiu do líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP). Em requerimento apresentado à CPI, Sampaio sugeriu a criação de três sub-relatorias:
- a de sistematização, com o objetivo de organizar todo o acervo probatório da comissão;
- a operacional, para conduzir a investigação; e
- a do núcleo político, para investigar a atuação de agentes políticos na organização criminosa que se instalou na Petrobras.

O objetivo, disse Carlos Sampaio, é dar foco aos trabalhos. "Nós estamos propondo esse requerimento para dar uma diretriz, um norte ao presidente, de quais são as três sub-relatorias fundamentais para conseguirmos um resultado efetivo para essa CPI", explicou.

Empresa internacional
No entanto, Hugo Motta não confirmou se será contratada a Kroll Advisory Solutions, uma das maiores empresas privadas de investigações do mundo, para ajudar nos trabalhos do colegiado. Essa informação foi divulgada por sites noticiosos nesta quarta-feira.

A contratação dessa empresa contará com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, caso seja confirmada. “Se a CPI deliberar qualquer tipo de contratação de empresa de investigação, a mim só cabe apoiar a CPI”, disse Cunha. De acordo com o presidente, a investigação da CPI deve ir a fundo e apurar tudo que precisa ser apurado. “Não é um presidente do PMDB que colocará panos quentes em CPI.”

O deputado Hugo Motta disse que informações nesse sentido só serão dadas na reunião da CPI, marcada para esta quinta-feira (5), a partir das 9 horas.

Investigações
De acordo com o requerimento de sua criação, a CPI vai investigar a prática de atos ilícitos e irregularidades no âmbito da Petrobras entre os anos de 2005 e 2015, relacionados:
- a superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil;
- a constituição de empresas subsidiárias e sociedades de propósito específico pela Petrobras com o fim de praticar atos ilícitos;
- a superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda; e
- as irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.