Política e Administração Pública

Aelton Freitas presidirá a Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência

04/03/2015 - 16:01   •   Atualizado em 04/03/2015 - 20:08

Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Reunião de instalação da comissão e eleição ordinária para composição da nova mesa. Presidente eleito, dep. Aelton Freitas (PR-MG)
Aelton Freitas será o primeiro presidente da comissão recém-criada

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência terá como primeiro presidente o deputado Aelton Freitas (PR-MG).

Criada em fevereiro, a nova comissão deverá analisar propostas relacionadas às pessoas com deficiência, além de acompanhar denúncias de discriminação, ameaças e violação de direitos desses cidadãos.

Freitas destacou a importância do colegiado ao lembrar que existem hoje quase 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. “Estou certo da sensibilidade e da vontade de cada parlamentar que fará parte desta comissão. Queremos promover o debate, fazer audiências públicas, visitar os estados e trazer para cá a discussão sobre todos os direitos das pessoas com deficiência”, disse.

O deputado comentou ainda o perfil dos parlamentares que vão integrar o colegiado. “A gente vê que é uma área sensível, porque a maioria a das pessoas que ali estão são médicos ou formados na área de inclusão social”, observou.

Ele também destacou a expressiva presença de mulheres. “É a primeira comissão de que eu participo que tem mais de 50% do seu quadro composto por mulheres. São assistentes sociais, ex-deputadas, ex-prefeitas, que há muito tempo já vêm defendendo esta causa em suas regiões e agora estão tendo a oportunidade de fazer isso aqui na Câmara”, disse o presidente do colegiado.

Por fim, Freitas destacou a aprovação pela Câmara da Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A norma busca garantir o acesso dessas pessoas às diversas esferas da vida social. “Precisamos fazer a lei valer para aqueles que têm direito. Esta comissão vai prestar um grande serviço ao País”, completou.

Biografia
Natural de Iturama (MG), Aelton Freitas tem 53 anos e é engenheiro agrônomo e produtor rural. A 23ª comissão permanente da Casa surgiu de proposta da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é cadeirante.

Reportagem - Idhelene Macedo
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.