Política e Administração Pública

José Priante é eleito presidente da Comissão de Segurança Pública

04/03/2015 - 15:29  

Arquivo/Gustavo Lima
José Priante
José Priante quer que comissão sistematize projetos sobre segurança pública em tramitação na Câmara.

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado será presidida neste ano pelo deputado José Priante (PMDB-PA). O parlamentar sugeriu aos demais integrantes que a comissão sistematize todas as propostas sobre segurança pública em tramitação na Câmara. A ideia é agrupar as matérias semelhantes, a fim de agilizar o trabalho.

Segundo Priante, o tema segurança pública é um dos que mais afligem a população brasileira e está sintonia direta com os pedidos das ruas. “É um debate latente em todas as esquinas do País. O principal sentimento de todas as falas e intervenções é defesa daquele bem maior de cada cidadão brasileiro, que é a vida”, disse.

Com presidente do colegiado, o deputado disse que pretende adotar uma postura de magistrado, coordenando e mediando debates entre as diversas correntes de ideias que vão compor a comissão.

“Vamos procurar mediar esse debate acalorado, que ocorrerá com diversos especialistas da área, como policiais civis e federais, militares e criminalistas que emergiram das urnas no último pleito como um sinal da pluralidade de vozes do País, pedindo uma política mais firme na área de segurança pública.”

Priante reconheceu ainda que a solução definitiva para o problema da segurança não depende apenas de medidas coercitivas por parte do Estado, cabendo também ações na área social.

“Sabemos da complexidade do tema, que não depende apenas de um braço do Estado. Depende ainda de políticas sociais de distribuição de renda e de justiça social, fatores também determinantes da violência no País”, completou.

Priante acrescentou que é uma honra assumir um colegiado responsável por analisar projetos relacionados a um tema que "tanto preocupa a família brasileira”. Natural de Belém (PA), José Priante é advogado, tem 51 anos e está em seu quinto mandato na Câmara.

Reportagem - Idhelene Macedo
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.