Política e Administração Pública

Comissão de Agricultura será presidida por Irajá Abreu neste ano

04/03/2015 - 11:49   •   Atualizado em 04/03/2015 - 14:16

Dep. Irajá Abreu (PSD-TO)
Irajá Abreu vai criar seis subcomissões.

O deputado Irajá Abreu (PSD-TO) é o novo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para esta sessão legislativa, que termina em fevereiro de 2016.

O novo presidente assinalou que uma de suas prioridades é conferir maior agilidade ao processo legislativo dentro do colegiado.

“Tenho como meta nessa gestão dar celeridade aos trabalhos legislativos. São mais de cem projetos que tramitam na comissão, relacionados aos mais diversos segmentos.”

Para atingir esse objetivo, Abreu pretende montar seis subcomissões, com os seguintes eixos: assuntos de questões fundiárias; meio ambiente; políticas agrícolas; agroenergia; sanidade; e desenvolvimento agrário.
“Vamos classificar os projetos de acordo com seus eixos e dividir as tarefas [entre as subcomissões]. O objetivo é dar maior eficiência ao andamento na comissão”, disse.

O deputado afirmou ainda que pretende colocar em pauta temas polêmicos, como a aquisição de terras por estrangeiros e a demarcação de terras indígenas.

“Há um projeto que vem se arrastando há muitos anos sobre a questão de terras para estrangeiros. Uma subcomissão na Comissão de Agricultura chegou a definir um relatório, e devemos resgatar isso”, disse. “Esse é um tema bastante discutido, assim como os relacionados ao meio ambiente e com a questão fundiária, que envolve também as terras indígenas”, continuou o deputado.

Abreu está no segundo mandato, tem 32 anos e é empresário e produtor rural. Foi secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária no Estado de Tocantins.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.