Política e Administração Pública

Comissão de Ciência e Tecnologia elege Fábio Sousa como presidente

04/03/2015 - 11:39  

dep fabio souza 04/02/2015
Fábio Souza vai apresentar um projeto de lei para regulamentar a profissão de cientista no Brasil.

O novo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Fábio Sousa (PSDB-GO), pretende trazer autoridades para participar de debates no colegiado neste ano.

Entre os possíveis convidados, estão os ministros da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, e das Comunicações, Ricardo Berzoini. “Pretendemos fazer um trabalho que dignifique a Casa e a sociedade”, resumiu.

O parlamentar adiantou também sua ideia de apresentar um projeto de lei para regulamentar a profissão de cientista no Brasil. Fábio Sousa disse ser um entusiasta da inovação tecnológica e avisou que vai buscar a participação da classe científica nos trabalhos da comissão.

“A classe científica no Brasil é grande e importante. Ela pode participar não só com sugestões em projetos em tramitação, mas também com sugestões de projetos, como propositoras. Podemos realizar diversas audiências públicas”, avaliou.

Em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, Fábio Sousa é natural de Goiânia e tem 32 anos. Ele substitui o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que dirigiu o colegiado no ano passado.

Atribuições
Uma das principais atribuições da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática é a análise dos pedidos de concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão. Essa tarefa foi atribuída ao Congresso Nacional pela Constituição de 1988.

Além da análise de concessões, temas como privatização das telecomunicações, utilização de software livre, inclusão digital e a criação das agências reguladoras fazem parte dos principais debates e deliberações da comissão.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.