Política e Administração Pública

Desenvolvimento Urbano será presidido por Julio Lopes neste ano

04/03/2015 - 11:11  

TV CÂMARA
DEP JULIO LOPESS
Jùlio Lopes foi secretário de transportes do Rio de Janeiro por duas vezes.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Julio Lopes (PP-RJ), destacou a discussão da crise hídrica e da questão do saneamento básico como prioridades do colegiado para este ano. Segundo ele, é preciso discutir em especial a desoneração das empresas de saneamento.

“Há uma perda de recursos enormes no recolhimento e na posterior volta do recurso para o investimento. Isso pode ser simplificado, agilizado, em benefício da população brasileira.”

Outras prioridades
Conforme Julio Lopes, a comissão baseia-se basicamente um tripé: saneamento, habitação e transporte/mobilidade. "Essas questões serão os objetos centrais sobre os quais tentaremos avançar."

Ele citou ainda outra pauta que é fundamental: fazer uma definição do que é uma região metropolitana. “Cada vez mais o cidadão mora numa metrópole e não numa cidade isoladamente, e a questão de como gerenciar melhor a metrópole, de como fazer com que o cidadão possa viver melhor nesse conjunto conturbado de cidades que se confrontam, é um papel importante da comissão.”

Biografia
Esta é a segunda vez que Lopes preside o colegiado. A primeira foi em 2005, durante seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Com 55 anos, o parlamentar está em seu terceiro mandato na Casa. Formado em Administração de Empresas, ele é empresário na área de educação e foi professor universitário durante 15 anos. Também foi secretário de transportes do Rio de Janeiro entre 2007 e 2014.

Em 2006, Lopes foi relator, na Câmara, do projeto de lei (PL 7361/06 ) que deu origem à Lei do Saneamento Básico Nacional (11.445/07), que regulamentou as atividades do setor e instituiu uma política nacional de saneamento. De acordo com o deputado, nessa época já havia sido acordado com a então ministra-chefe da Casa Civil e atual presidente Dilma Rousseff a desoneração das empresas de saneamento.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.