Política e Administração Pública

Comissão de Educação será presidida por Saraiva Felipe neste ano

04/03/2015 - 11:08  

Beto Oliveira
Saraiva Felipe
Saraiva Fellipe quer priorizar propostas relacionadas ao financiamento da educação.

O deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG) é o novo presidente da Comissão de Educação da Câmara. Ele foi ministro da Saúde entre 2005 e 2006, durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Saraiva Felipe disse que vai discutir as prioridades da comissão com o resto dos integrantes do colegiado, mas adiantou que a presidente Dilma Rousseff já sinalizou o caminho que deve ser seguido, ao lançar “Brasil, pátria educadora” como slogan. “Trabalharemos para transformar o slogan em algo concreto”, ressaltou.

Além disso, destacou que a comissão vai acompanhar o trabalho do Ministério da Educação, em especial a execução dos programas de financiamento, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

“Esses programas receberam recursos e agora temos recebido reclamações de atrasos, por parte universidades”, explicou. “Vamos trabalhar para não deixar que haja retrocessos nesses programas.”
A Comissão de Educação foi criada ano passado após o desmembramento da Comissão de Educação e Cultura em dois colegiados.

Biografia
Médico, 62 anos, ex-ministro da Saúde e e ex-secretário de Saúde de Minas Gerais, o parlamentar destaca a experiência também na área do colegiado que vai presidir: é professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1978. “Tenho uma visão clara dos problemas da área de educação”, afirmou.

Saraiva Felipe está em seu sexto mandato na Câmara. Na Casa, presidiu a Comissão de Seguridade Social e Família, em 2012, e a comissão especial que analisou a proposta de emenda à Constituição que estabelece a carreira de Estado para médicos (PEC 454/09), em 2013. Também presidiu a comissão especial criada para elaborar propostas de aprimoramento das instituições brasileiras e foi líder do PMDB.

Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.