Política e Administração Pública

Deputados defendem regulamentação da profissão de historiador

03/03/2015 - 18:24  

Deputados defenderam a aprovação da regulamentação da profissão de historiador (PL 4699/12). A proposta, aprovada há pouco pelo Plenário, determina quem pode exercer a profissão e as respectivas atribuições, além do registro profissional obrigatório.

O líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), disse que a proposta vai melhorar as condições profissionais. "O historiador tem compromisso com a verdade na sua diversidade. A aprovação deste projeto ajuda o desenvolvimento da sociedade brasileira", afirmou.

Já a deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ) explicou que o crescimento do número de cursos e profissionais na área obrigou a regulamentação, que vem para melhorar a qualidade dos profissionais. "A proposta acaba qualificando o ensino, ao criar critérios", disse.

O deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG), no entanto, aproveitou para criticar as políticas públicas de educação. "Temos visto agora o contingenciamento de recursos para educação, estudantes querendo acesso a financiamento estudantil tendo este acesso negado", criticou.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4699/2012

Íntegra da proposta