Política e Administração Pública

Deputado defende mais controle social sobre mandatos parlamentares

03/03/2015 - 18:12   •   Atualizado em 03/03/2015 - 18:40

O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) disse que o centro da reforma política tem de ser o aumento do controle social sobre os mandatos parlamentares.

De acordo com Pestana, que participou de audiência pública da comissão especial da reforma política encerrada há pouco, 95% dos eleitores não têm nem ideia de como seus deputados votam em matérias do seu interesse. “Isso é gravíssimo”, declarou.

Segundo ele, o projeto (PL 6316/13) de reforma defendido pela sociedade civil, que proíbe doações de empresas para campanhas, não resolve o problema atual. “Não adianta discutir financiamento se não se pensar em estrutura de gasto”, sustentou.

Pestana acrescentou que a população é contra o financiamento publico exclusivo, “porque os cidadãos não irão aceitar que dinheiro da educação e da saúde vá para campanha de políticos”.

Candidatos avulsos
Por sua vez, o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) destacou que a sociedade não está completamente representada hoje e defendeu a possibilidade da candidaturas avulsas. “Há casos em que os cidadãos não se sentem representados por nenhum partido”, sustentou.

Pelas regras atuais, os candidatos têm de estar obrigatoriamente filiados a uma legenda reconhecida pela Justiça Eleitoral.

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.