Política e Administração Pública

Comissão externa para ir à Venezuela divide opiniões em Plenário

PT e Psol falaram de invasão à soberania da Venezuela e anunciaram proposta de comissão externa para ir à Suíça investigar evasão de divisas no escândalo do HSBC.

03/03/2015 - 17:25   •   Atualizado em 03/03/2015 - 17:30

A comissão externa de deputados para ir à Venezuela acompanhar a prisão do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, e as manifestações contra o governo de Nicolás Maduro dividiu opiniões no Plenário da Câmara.

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) denunciou invasão na soberania da Venezuela pelos parlamentares e rebateu com uma proposta de uma comissão externa para investigar a evasão de divisas e sonegação pela filial suíça do banco britânico HSBC.

Essa proposta teve apoio do Psol. O deputado Ivan Valente (Psol-SP) disse que são mais de 8 mil contas bancárias ligadas a brasileiros que poderiam estar envolvidos no escândalo.

Mesmo sob protestos dos petistas, a proposta de criar a comissão externa sobre a Venezuela teve amplo apoio em Plenário, inclusive entre parlamentares da base governista. O líder do PR, deputado Maurício Quintella Lessa (AL), disse que os dois países são parceiros comerciais e, portanto, interessa ao Brasil o que se passa na Venezuela. “Temos interesses mútuos muito presentes, queremos saber o que está acontecendo naquele país”, disse.

Já o deputado Abel Mesquita Jr. (PDT-RR) explicou que Nicolás Maduro tem de explicar o motivo da prisão do prefeito de Caracas, opositor ao regime.

Investigação
A oposição fez críticas duras ao país vizinho. O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), defendeu a investigação parlamentar. “Cabe à nação brasileira acompanhar os episódios que ocorreram na Venezuela: a morte de um garoto pelas forças policiais; a cassação sumária de uma deputada; e a prisão do prefeito de Caracas”, defendeu.

Já o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), defendeu a comissão externa como um gesto de que o Parlamento “não está de olhos fechados” ao que ocorre no país vizinho. Rubens Bueno foi autor do pedido para criar a comissão.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.