Política e Administração Pública

Líder do DEM defende limitação para fusão de partidos

25/02/2015 - 21:32  

O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), disse que o projeto para restringir a fusão de partidos vai acabar com a “farra partidária” existente no País. Segundo ele, que é autor do projeto (PL 23/15), há uma “indústria” de criação de partidos, com especialistas em novas legendas. O projeto estabelece um prazo mínimo de cinco anos de existência como pré-requisito para a fusão.

O projeto é resposta a boatos de fusão entre o PSD e o PR. Essa nova bancada ampliaria a governabilidade da presidente Dilma Rousseff, retirando poder do PMDB, a maior legenda atual. As notícias de criação do novo partido atribuem a manobra ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que foi o responsável pela criação do PSD em 2011. Além do PSD, foram criados durante a legislatura passada o Solidariedade, o Pros e o PEN.

O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) também defendeu a proposta. “Há mais de 30 partidos no Brasil. Se nenhum deles serve para os políticos existentes, então temos de mudar os políticos, e não os partidos. Existe partido e ideologia para atender a todos os anseios do povo”, disse.

O líder do PHS, deputado Marcelo Aro (MG), disse que contrariar o projeto é defender o “indefensável”. “Não faz sentido montar partido para fundir e aumentar uma bancada já existente”, disse.

Mais informações a seguir.

Assista ao vivo.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2211/2007

Íntegra da proposta