Política e Administração Pública

PSDB proporá convocações e quebras de sigilo na CPI da Petrobras

Partido também vai propor a criação de três sub-relatorias: sistematização, operacional e núcleo político.

20/02/2015 - 17:52   •   Atualizado em 20/02/2015 - 18:42

Divulgação
Deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP)
Sampaio: maior estatal brasileira foi alvo de esquema criminoso, que desviou bilhões de reais.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), informou que irá propor aos demais líderes da oposição uma série de requerimentos de quebra de sigilos, convocações e compartilhamento de documentos a serem protocolados na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que será instalada na próxima quinta-feira (26).

Também será proposta a criação de três sub-relatorias com o intuito de dar maior agilidade aos trabalhos da CPI: de Sistematização, com o objetivo de organizar todo o acervo probatório da comissão; Operacional, para conduzir a investigação propriamente dita; e Núcleo Político, para investigar a atuação de agentes políticos “na organização criminosa que se instalou na Petrobras”.

Sampaio destaca que os requerimentos serão submetidos à análise dos demais partidos de oposição para que sejam apresentados em conjunto. De acordo com o líder do PSDB, essas são as primeiras contribuições do partido para o início dos trabalhos da CPI, “que terá o objetivo de mostrar à sociedade como a organização criminosa atuou na Petrobras e o destino dos recursos desviados”.

Segundo ele, “as investigações que estão em curso mostram que a maior estatal brasileira foi alvo de um esquema criminoso, que desviou bilhões de reais e que atuava de forma organizada e sofisticada”. E acrescenta: “O que a sociedade espera saber é onde os recursos foram parar e quem se beneficiou dessa roubalheira sem precedentes na história”.

Investigações
A CPI vai investigar a prática de atos ilícitos e irregularidades no âmbito da Petrobras entre os anos de 2005 e 2015, relacionados a superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil; à constituição de empresas subsidiárias e sociedades de propósito específico pela Petrobras com o fim de praticar atos ilícitos; ao superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda; e às irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África.

Confira a relação de requerimentos que serão propostos pelo PSDB

Da Redação/NA
Com informações da liderança do PSDB na Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.