Política e Administração Pública

Câmara tem pedidos de mais 6 CPIs; só 5 podem funcionar ao mesmo tempo

Comissão para investigar a Petrobras já foi criada e deverá ser instalada depois do Carnaval.

05/02/2015 - 14:39  

Até o momento, foram protocolados na Secretaria-Geral da Mesa Diretora os pedidos de criação de seis comissões parlamentares de inquérito (CPIs), além da CPI da Petrobras, que já foi criada nesta quinta-feira.

O deputado Ricardo Barros (PP-PR) pediu a criação de uma CPI para investigar a divulgação de pesquisas eleitorais e seu reflexo no resultado das eleições desde o ano 2000.

Ivan Valente (Psol-SP) quer investigar denúncias de irregularidades nos serviços de planos de saúde prestados por empresas e instituições privadas.

Paulo Teixeira (PT-SP) protocolou o pedido de uma comissão para apurar as causas da violência no Brasil e propor medidas para sua redução.

Reginaldo Lopes (PT-MG) quer a investigação das causas e dos custos sociais e econômicos da violência contra jovens negros e pobres no Brasil.

Geraldo Resende (PMDB-MS) pede uma CPI para investigar a máfia das órteses e próteses no Brasil.

Por fim, Carlos Zarattini (PT-SP) solicita a criação de CPI para investigar a realidade do sistema carcerário brasileiro.

Apenas cinco CPIs podem funcionar simultaneamente na Câmara, definidas pela ordem de apresentação do requerimento. Se todos os pedidos estiverem de acordo com as regras de criação de CPIs, as duas últimas — sobre a máfia das órteses e sobre a realidade do sistema carcerário — não poderão ser criadas.

Petrobras
A CPI da Petrobras, que foi protocolado pela oposição com 182 assinaturas – pouco mais do que as 171 necessárias –, deverá será instalada depois do Carnaval. Os partidos indicarão os integrantes na próxima semana: 26 titulares e igual número de suplentes.

Da Redação – PR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.