Política e Administração Pública

Para o líder do PR, reforma política, “mãe de todas as reformas”, é a prioridade

05/02/2015 - 13:34  

Arquivo/Lucio Bernardo Junior
Maurício Quintella Lessa
Maurício Quintella Lessa disse que o PR vai apoiar a Presidência nas matérias que garantam a governabilidade.

O novo líder do PR, deputado Maurício Quintella Lessa (AL), acredita que seja possível avançar nas reformas estruturantes para o País em 2015 e que a prioridade deva ser a reforma política, considerada por ele “a mãe de todas as reformas”.

No comando de uma bancada de 33 deputados que integra a base de apoio do governo, Quintella Lessa garante o suporte à Presidência da República “naquilo que for matéria que garanta a governabilidade”. Porém, em relação a questões classificadas por ele como “bandeiras específicas de um partido”, o PR as discutirá internamente. Ele cita, por exemplo, o caso da regulação da mídia, considerada por ele como uma bandeira do PT, que o PR não apoia.

Em seu terceiro mandato como deputado federal, aos 43 anos, Quintella Lessa substitui Bernardo Santana de Vasconcelos (MG) na liderança do partido. No biênio 2013-14, foi o 3º secretário da Mesa Diretora da Câmara. Entre 2012 e 2014, foi presidente da Frente Parlamentar de Combate às Doenças Raras, criada por ele.

Bacharel em Direito, o parlamentar preside o PR em Alagoas desde 2007. Foi ainda vereador de Maceió por dois mandatos (1997-2003), chegando a presidir a Câmara Municipal por um ano. Esteve à frente também da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria Municipal de Educação.

Leia abaixo a entrevista concedida pelo parlamentar à TV Câmara.

Quais vão ser as prioridades do partido para esta legislatura?
É um ano em que podemos avançar muito nas reformas, tanto na política, quanto na tributária. Na primeira reunião de líderes partidários da Casa neste ano, o presidente e os líderes deram demonstrações de que a reforma política será uma prioridade. No primeiro dia de trabalho, votamos a admissibilidade constitucional da reforma política (Proposta de Emenda à Constituição 352/13) e, a partir da próxima semana, será constituída a comissão especial para que a gente possa efetivamente começar essa discussão, com começo, meio e fim. E fazer a reforma política, que é a mãe de todas as reformas no Brasil.

Como será a relação do PR com a Presidência da República?
O PR é um partido da base do governo, participa desta administração, por meio do Ministério dos Transportes, e tem responsabilidade com o País. Naquilo que for matéria que garanta a governabilidade, nós vamos discutir com a nossa bancada e apoiar o governo, sem dúvida nenhuma. Mas naquilo que forem princípios, bandeiras de outros partidos, o PR se dará o direito de fazer uma discussão interna, até porque nós temos nossas bandeiras também. Eu dou um exemplo claro: a questão da regulamentação da mídia. A gente não vê a regulação da mídia como uma matéria que garanta governabilidade, como uma matéria de governo ou oposição. É uma bandeira do PT, que é o partido da presidente, que é o partido majoritário aqui na Casa, mas não é uma bandeira do PR.

Como o PR se comportará diante dos ajustes fiscais que a Presidência da República quer trazer para o Congresso?
É fato que o Brasil vive hoje uma situação econômica diferente de alguns anos atrás. É um momento de arrocho, de rever gastos, de melhorar a qualidade desses gastos. Nós vamos analisar com a bancada qual é efetivamente essa proposta de ajustes e vamos tomar uma posição partidária a partir de cada proposta.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.