Política e Administração Pública

CPI da Pesquisa Eleitoral foi a primeira a ser protocolada

04/02/2015 - 19:43  

Reprodução/TV Câmara
dep Ricardo Barros
Ricardo Barros: o objetivo da CPI não é criminalizar ninguém, mas verificar até que ponto as pesquisas influenciam o eleitor.

O primeiro pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito dessa legislatura tem por objetivo investigar as pesquisas eleitorais a partir das eleições de 2000.

A iniciativa foi do deputado Ricardo Barros (PP-PR). Ele explicou que o objetivo da CPI não é criminalizar ninguém, mas verificar até que ponto as pesquisas influenciam o eleitor. "O objetivo da investigação é avaliar a divulgação das pesquisas e o seu reflexo no resultado das eleições. Nós queremos saber se o eleitor se influencia ou não pela pesquisa que é divulgada à véspera da eleição para que aí possamos prosperar na regulação desse assunto.”

Na opinião do parlamentar, caso seja constatado que o eleitor não se influencia, não há problema nenhum. “Mas se o eleitor se influencia, aí não se trata de liberdade de informação, de liberdade de conteúdo jornalístico e passa a ser um elemento que interfere no processo eleitoral. É isso que eu quero saber, eu não sei."

O pedido foi protocolado na segunda-feira e conta com a assinatura de 171 deputados. A partir de agora a CPI só pode ser esvaziada se 86 deputados retirarem seu apoio em bloco.

A instalação da CPI depende agora da análise do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Aprovado o ato de criação cabe aos líderes partidários indicarem seus integrantes na comissão.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.