Política e Administração Pública

Novo líder do governo na Câmara quer recompor base de apoio a Dilma

03/02/2015 - 19:41  

Luis Macedo
Dep. José Guimarães
José Guimarães: tensões do processo eleitoral para o comando da Câmara são "página virada".

O deputado José Guimarães (PT-CE) é o novo líder do governo na Câmara dos Deputados. Ele substitui o deputado Henrique Fontana (PT-RS) no cargo. Em entrevista no Salão Verde, nesta terça-feira (3), Guimarães reconheceu que a principal tarefa, no momento, é a recomposição da base de apoio a Dilma, que rachou durante a recente disputa para a Presidência da Câmara, na qual PT e PMDB - os dois principais partidos da coalizão - lançaram candidaturas próprias e lideraram blocos partidários diferentes.

Guimarães aposta no diálogo para garantir o maior tamanho possível da base aliada nesta nova legislatura. "Como líder do governo, quanto maior a base, melhor. Mas isso tem a ver com a composição e os acordos dentro da Casa. O tamanho dela, nós não sabemos ainda”, disse. “Os partidos que originalmente compunham o governo estão todos dispostos a conversar e estou muito otimista e determinado a recompor a base aqui", completou.

Esse trabalho está sendo feito com o apoio do ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas. Nesta terça, José Guimarães se reuniu com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que pertence ao PMDB.

Para o novo líder, as tensões do processo eleitoral para o comando da Casa são "página virada". “Na minha breve conversa com o presidente Eduardo hoje, senti nele muita disposição para o diálogo. Além disso, no discurso de posse, ele falou: 'a partir de agora, sou presidente do Parlamento brasileiro. A relação do PMDB com o governo é o PMDB que trata'”, destacou Guimarães.

Pautas prioritárias
Com a oposição, o novo líder do governo também prometeu "diálogo respeitoso e propositivo". Guimarães anunciou algumas das pautas prioritárias para o governo no Congresso, como as reformas política, tributária e do pacto federativo, além da consolidação dos royalties do petróleo.

José Guimarães tem 54 anos de idade, inicia o terceiro mandato como deputado federal e já foi líder do PT.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.