Política e Administração Pública

Eleita 3ª secretária, Mara Gabrilli defende presença feminina na Mesa da Câmara

03/02/2015 - 18:53  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Mara Gabrilli
Mara Gabrilli: acessibilidade do Plenário possibilitou assumir o cargo na Mesa.

Eleita para a 3ª Secretaria da Câmara, a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) destacou a importância da presença de mulheres na Mesa Diretora. Ela ocupará o cargo nos próximos dois anos.

“Nunca uma mulher assumiu um cargo de gestão na Mesa Diretora. Primeiro, o fato de ser mulher. Segundo, o fato de ser uma mulher com deficiência, que muito batalhou para que tivesse acessibilidade na Mesa Diretora. E conseguimos isso no final do mandato [anterior], o que me possibilitou assumir um cargo na Mesa”, disse a deputada, que é tetraplégica.

As principais atribuições da 3ª Secretaria da Câmara são: controlar o uso das passagens aéreas dos deputados e examinar as licenças e as justificativas de falta dos parlamentares.

Perfil
Mara Gabrilli é publicitária e psicóloga e está no seu segundo mandato como deputada federal. Ela já foi secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo e vereadora na Câmara Municipal de São Paulo.

Mulheres na Mesa
Antes de Gabrilli, entre 2011 e 2012, a então deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) foi a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa-Diretora, como vice-presidente.

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) também comporá a Mesa atual, como terceira suplente.

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.