Política e Administração Pública

Líder do DEM diz que Cunha representa maior autonomia para o Legislativo

01/02/2015 - 21:08  

Em entrevista à TV Câmara, os líderes do DEM, do PTB e do PSC explicaram os motivos para o apoio ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), eleito presidente da Câmara dos Deputados, e rebateram as críticas sobre uma possível hegemonia do PMDB no Legislativo.

O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), disse que a candidatura de Eduardo Cunha representou uma alternativa de maior autonomia para o Legislativo. “Nós adotamos a posição que era mais viável para garantir a independência do Legislativo, que deve atuar de forma autônoma. Para isso, precisamos de um presidente que assuma esta postura”, disse.

Quando questionado se a eleição do candidato do PMDB para a Câmara ensejaria hegemonia do partido no Legislativo, já que o Senado reelegeu Renan Calheiros (PMDB-AL) para a Presidência daquela Casa, Mendonça Filho discordou. “A hegemonia se dá a partir do momento que o PT controle o Executivo e Legislativo. Isso não ocorre, o PMDB é um partido legítimo para ocupar o cargo de presidente. É o melhor caminho para que possamos equilibrar os poderes na República”, afirmou.

PTB e PSC
O líder PTB, partido da base governista, deputado Jovair Arantes (GO), concordou com Mendonça Filho. “Nós teremos um presidente que quer mostrar ao Brasil a independência do Legislativo”, declarou.

Para o líder do PSC, deputado Andre Moura (SE), o apoio do partido se justifica pelo ”desejo muito forte por um Poder Legislativo mais altivo”. “Se tivéssemos um presidente da Câmara petista, matérias como o orçamento impositivo e conselhos populares não teriam sido votadas. Um presidente do PMDB dará continuidade à autonomia”, disse.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.