Política e Administração Pública

Executiva do PMDB confirma apoio a Eduardo Cunha

14/01/2015 - 14:08  

Rodolfo Stuckert
Reunião do PMDB com Michel Temer e Henrique Eduardo Alves
A Executiva do partido se reuniu hoje em Brasília.

O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, anunciou oficialmente nesta quarta-feira (14) apoio da Executiva do partido à candidatura do deputado Eduardo Cunha (RJ) à presidência da Câmara.

“Por unanimidade, decidiu-se apoiar o nome indicado pela bancada da Câmara dos Deputados e o mesmo será feito quando a bancada do Senado indicar o nome para a disputa da presidência daquela casa”, disse Temer, após reunir-se com lideranças peemedebistas na Câmara. Ele afirmou que o anúncio revela a unidade do partido em apoiar a decisão das bancadas nas duas casas legislativas.

O deputado Eduardo Cunha (RJ) já foi definido por unanimidade pela bancada, desde o ano passado, como candidato do partido à presidência da Câmara. Após a reunião de hoje, o atual presidente da Casa, Henrique Alves, comentou a decisão nas redes sociais: “A executiva do PMDB confirma o partido unido em torno de Eduardo Cunha para a disputa da Presidência da Câmara.”

Presente na reunião, o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira destacou que, como aliado do Planalto, o PMDB espera que o governo não se envolva na disputa pela presidência da Câmara, mas reconhece o direito do PT de lançar uma candidatura.

“O que o PT não tem direito é de cobrar de um governo de coalizão apoio a esse ou aquele partido. Quem quer novos momentos na política brasileira tem que entender que essa deve ser uma decisão do Congresso Nacional”, completou.

Além de Eduardo Cunha, até o momento, mais dois deputados já apresentaram formalmente suas candidaturas: Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG).

Também participaram da reunião do PMDB os senadores José Sarney (AP) e Valdir Raupp (RO), o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), entre outros.

No Senado, a bancada do PMDB ainda não definiu quem será o candidato. Os nomes cotados são o atual presidente, Renan Calheiros (AL), e o senador Ricardo Ferraço (ES).

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.