Política e Administração Pública

Dilma afirma em discurso que educação será “prioridade das prioridades” em seu governo

01/01/2015 - 16:12   •   Atualizado em 01/01/2015 - 16:21

Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados
Cerimônia de posse da presidente reeleita Dilma Rousseff
Dilma prometeu democratizar o acesso a um ensino de qualidade em todos os níveis.

Em seu discurso de posse no Plenário da Câmara, a presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou que o lema do seu segundo mandato será “Brasil, pátria educadora”.

Segundo Dilma, isso significa que a educação será a prioridade das prioridades de seu governo. “Esse slogan reflete, com clareza, qual será a nossa grande prioridade e sinaliza para qual setor deve convergir o esforço de todas as áreas do governo. Só a educação liberta um povo e lhe abre as portas para um futuro próspero. Democratizar o conhecimento significa universalizar o acesso a um ensino de qualidade em todos os níveis, da creche à pós-graduação", ressaltou.

Dilma lembrou que o setor começará a receber os recursos provenientes dos royalties do petróleo e do fundo social do pré-sal, conforme aprovado pelo Congresso. Ela reafirmou a meta de universalizar o acesso à pré-escola para todas as crianças de 4 e 5 anos de idade, até o ano 2016. Também anunciou ênfase no ensino médio em parceria com os estados, inclusive com mudanças curriculares e aprimoramento na formação de professores. No ensino técnico, há a previsão de 12 milhões de vagas até 2018, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A presidente afirmou que o programa “Ciência sem Fronteiras” vai continuar garantindo bolsas para 100 mil jovens brasileiros nas melhores universidades do mundo.

Confira a íntegra do discurso.

Da Redação – MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.