Política e Administração Pública

Começa reunião da CPMI da Petrobras para votação do relatório final

18/12/2014 - 11:20  

Começou há pouco a reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras para votar o relatório final do deputado Marco Maia (PT-RS), que indicia 52 pessoas pelos crimes de participação em organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Desse total, 23 já são réus em processos na Justiça Federal do Paraná, derivados da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

O início da sessão começou depois de os parlamentares da oposição irem ao gabinete da liderança do PTB no Senado, onde estavam reunidos parlamentares da base do governo. Entre os presentes na sala estava o vice-presidente da CPMI, senador Gim (PTB-DF), que não havia assinado a lista de presença da comissão. A liderança fica a menos de 100 metros da sala da comissão.

“Todos nós membros da CPMI aguardando que os componentes governistas viessem. É inacreditável. Eles estão reunidos em uma sala aqui ao lado e estão com vergonha de participarem deste ato final da CPMI, de aprovar o relatório do Marco Maia”, disse o líder do PSDB, deputado Antônio Imbassahy (BA).

Quase uma hora depois do horário marcado para o início da reunião, ainda não havia quórum, com apenas dez assinaturas – uma a menos do que o mínimo para começar a discussão do texto –, sendo quatro delas de parlamentares da base governista. São necessários 17 dos 32 membros para que a votação possa acontecer.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.