Política e Administração Pública

Júlio Delgado lança candidatura à presidência da Câmara

PSDB, PV e PPS apoiam candidatura do PSB

17/12/2014 - 21:18  

Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
Dep. Julio Delgado (PSB-MG) discursa durante o lançamento de sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados
Júlio Delgado (D) prometeu lutar pela independência do Poder Legislativo em relação aos demais.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) lançou candidatura à Presidência da Câmara, nesta quarta-feira (17), com o apoio de quatro partidos: PSDB, PV e PPS, além do próprio Partido Socialista Brasileiro.

Ao todo, o candidato deverá ter 106 votos de deputados, de acordo com as bancadas dos partidos eleitas para 2015 (PSDB – 54, PSB – 34, PPS – 10 e PV – 8).

Advogado e deputado federal por quatro legislaturas, Júlio Delgado já foi líder do PPS na Câmara e já assumiu a 4ª secretaria da Mesa Diretora da Casa.

Entre as prioridades de sua gestão, Júlio Delgado apontou que "trabalhará para que o Parlamento seja respeitado e visto em pé de igualdade em relação aos demais poderes". Ele defendeu a independência do Legislativo, já que "só assim a Casa terá o respeito da sociedade".

"O que é importante, neste momento, é dar essa independência e estatura, que deve ser levada ao Poder Legislativo, em um reencontro com a sociedade. A independência se faz verdadeiramente quando um Poder está na mesma estatura, sem ficar subordinado ao devedor de algo. Essa questão é muito forte de nós termos essa independência verdadeira", ressaltou o candidato.

O presidente do PV, deputado Penna (SP), disse que, atualmente, o Parlamento enfrenta duras críticas, pois não se comporta com independência e altivez. Ao apoiar Júlio Delgado, ele defendeu a recuperação da imagem da política brasileira. "Acho que a candidatura do Júlio pode e deve encarnar esse sentimento de apontar para a sociedade a recuperação da política, como instrumento para as suas conquistas e reivindicações", assinalou Penna.

Aliança natural
O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), anunciou que a candidatura de Júlio Delgado representa uma aliança "natural e previsível dos partidos que lutam em defesa da Constituição e dos valores democráticos".

Imbassahy argumentou ainda que Delgado já tem uma longa vida pública. “Um homem honrado, probo, decente, capacitado e eu tenho certeza que no exercício da presidência da Câmara vai contribuir bastante para fortalecer as instituições democráticas desse País".

Outras candidaturas
A candidatura de Júlio Delgado coincide com o lançamento, também nesta quarta, da candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que contou com o apoio de quatro partidos: PCdoB, Pros e PDT, além do próprio Partido dos Trabalhadores.

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já tinha laçado sua candidatura ao cargo no último dia 2 de dezembro. Com isso, a base de apoio do governo na Câmara vai ficar dividida para a eleição, que está marcada para 1º de fevereiro de 2015.

Bloco parlamentar
Na última semana, os presidentes e líderes do PPS, do PSB, do Solidariedade e do PV fecharam a formação de um bloco parlamentar para atuar no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais. O bloco vai contar com 67 deputados federais [34 do PSB, 15 do SD, 10 do PPS e 8 do PV].

Estiveram presentes no lançamento da candidatura de Júlio Delgado, os deputados Beto Albuquerque (RS), líder do PSB; e Roberto Freire (PE), presidente do PPS, e Carlos Siqueira, presidente do PSB, entre outros congressistas.

Reportagem - Thyago Marcel
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.