Política e Administração Pública

Obstrução adiou em 13 horas início da discussão da meta do superavit

03/12/2014 - 23:35  

Apenas na décima terceira hora de duração da sessão do Congresso foi iniciada a discussão do projeto que altera o cálculo da meta do superavit (PLN 36/14). A proposta permite que, mesmo com um deficit primário, o governo fique dentro da meta fiscal, porque poderá descontar as desonerações e investimentos no limite de economia.

A oposição é responsável pelo prolongamento da sessão, já que usou de todos os artifícios regimentais para tentar inviabilizar a votação – foram oito horas para concluir a votação de dois vetos que trancavam a pauta, seguido de tempo para discutir o projeto que libera R$ 240 milhões para o Aerus e tentativas de alterar a ordem de votações para atrasar a votação do PLN 36. Essa proposta foi eleita a prioridade do governo neste final de ano.

O início da votação foi celebrado pelos governistas, que se esforçam para garantir o quórum no Plenário. O presidente do Congresso, Renan Calheiros, já disse que não vai acelerar a votação. "Todos os inscritos terão direito de falar", disse.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.