Política e Administração Pública

Diretora da ANP diz que Brasil deverá ter deficit de gasolina na próxima década

26/11/2014 - 17:04  

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, afirmou, durante audiência pública da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, que o Brasil deve sofrer um deficit de gasolina na próxima década. A reunião já foi encerrada.

“Em diversas ocasiões, temos discutido uma diferença de visões na ANP no tocante do deficit de gasolina para os próximos dez anos. Estamos vendo mais necessidade de gasolina que o ministério [de Minas e Energia] e a EPE [Empresa de Pesquisa Energética]”, disse.

Suas declarações foram em resposta ao deputado Afonso Florence (PT-BA), que destacou que as refinarias de Abreu e Lima, em Pernambuco, e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), atualmente em construção, não foram projetados para produzir gasolina, mas, sim, outros derivados do petróleo.

Florence fez mais de 30 perguntas para a diretora-geral enviadas pelo relator da comissão, deputado Marco Maia (PT-RS), que está afastado para recuperar-se de um acidente de moto.

Segundo a diretora-geral, não há aparelhamento na agência. “Temos cinco diretores, dois deles concursados, e outros dois são professores universitários também concursados em suas instituições.”

Abreu e Lima
Magda Chambriard não soube responder o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) sobre quantos relatórios de acompanhamento de obra foram feitos sobre a Abreu e Lima pela Petrobras, como prevê norma da ANP.

“Não sei responder a pergunta porque não atuamos minuciosamente dessa forma”, disse. Ela reafirmou que a construção da refinaria é essencial para o País pela necessidade de derivados.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.