Política e Administração Pública

Plenário está esvaziado, mas votação de vetos ainda não foi encerrada

25/11/2014 - 21:00  

Apesar do Plenário esvaziado, a oposição diz que está disposta a prolongar ainda mais a sessão para analisar os vetos. “Estou inscrito para discutir 38 vetos e estou disposto a entrar noite adentro para discutir os 38 vetos”, disse o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM).

A votação dos 38 vetos é requisito para a votação do projeto (PLN 36/14) que muda o cálculo do superavit, desobrigando o governo de cumprir a atual meta fiscal. Esse projeto pode ser votado amanhã, em sessão do Congresso marcada para o meio-dia. O líder do PT, deputado Vicentinho (SP), pediu que os deputados fiquem em Brasília para garantir número a essa votação.

O projeto, no entanto, tem oposição até mesmo da base governista. O texto foi criticado pelo deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), que é da ala do PMDB mais independente em relação ao governo. “O governo está no SPC [Serviço de Proteção ao Crédito]”, criticou. Ele disse ainda que a economia está estagnada e que o Congresso não deveria aprovar o projeto do governo.

Vetos
Na etapa final da sessão, os deputados passaram a discutir melhor os itens dos vetos a serem votados – a maioria dos discursos estava focada no projeto da meta do superavit.

O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) cobrou a derrubada do veto que permite a cobrança de Imposto de Produtos Industrializadas (IPI) do vinho colonial produzido no Rio Grande do Sul. Esse ponto também foi discutido pelo deputado Lira Maia (DEM-PA).

O PMDB orientou pela derrubada do veto da cobrança do vinho colonial e de outra pauta dos deputados ligados ao agronegócio – a cobrança de IPVA e licenciamento de máquinas agrícolas.

Mais informações a seguir.

Assista ao vivo à sessão do Congresso.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLN 36/2014

Íntegra da proposta