Política e Administração Pública

Plebiscito de reforma política enfrenta dificuldade no Congresso

Requerimento do PP, assinado por 15 líderes, pede a votação da PEC 352/13 na CCJ nesta quarta-feira (29).

28/10/2014 - 19:30  

A proposta de um plebiscito sobre pontos para reforma política, defendida pela presidente Dilma Rousseff em discurso após a declaração da vitória nas eleições, deve enfrentar grandes dificuldades no Congresso Nacional.

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, além de líderes de partidos da base governista e da oposição já disseram não ser a favor da ideia de um plebiscito para a população definir a pauta de discussão sobre a reforma.

A maioria dos parlamentares defende um referendo da população falar se concorda ou não com o texto debatido pelos parlamentares. Entre os maiores partidos da Casa, o PT é que defende a proposta da presidente Dilma.

Obrigação do Congresso
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, disse que o Congresso Nacional tem a obrigação de votar a reforma política, demanda da sociedade. “Essa pauta se impõe sobre as demais”, declarou.

Na avaliação dele, a reforma deve ocorrer por meio de referendo popular. “Se nós estamos em um parlamento eleito pelo voto popular para cuidar dessas coisas, por que não fazê-lo? E ainda mais submetê-lo a um referendo, para ter sim a participação popular.”

Renan Calheiros disse que o mais importante é o Congresso Nacional aprovar novas regras para o jogo político no País. Para ele, o modelo atual está falido e precisa mudar. “É preciso substituir esse modelo, ele não tem como se perpetuar”, afirmou.

A proposta de plebiscito para apresentar um roteiro para o Congresso sobre qual reforma debater foi feita por Dilma Rousseff após as manifestações populares em junho de 2013, mas o assunto não andou no Congresso.

Beto Oliveira
Reforma Política Manifestação Manifestações Luta Direitos Direito Democracia Voto Sufrágio Universal Ficha Limpa
Manifestação pela reforma política em frente ao Congresso em julho de 2014.

Temas complexos
A justificativa apontada pela maior parte dos parlamentares contrários ao plebiscito da reforma política é a complexidade dos temas - como financiamento de campanhas, sistema eleitoral e coligações partidárias - para estar em um plebiscito. “Jogar para um plebiscito, você pode levar uma discussão técnica, séria, que diz respeito à institucionalidade, para um movimento muitas vezes emocional que pode descambar para o populismo”, disse o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE). Ele criticou também a proposta de constituinte exclusiva para reforma política, defendida pelo presidente do PT, Rui Falcão.

O líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), afirmou que a elaboração de plebiscitos com temas tão complexos não seria a melhor solução. “A tentativa de substituição do Congresso em seu poder de legislar para consultas populares não é uma medida que, acredito, tenha apoio no Parlamento”, afirmou.

Já para o líder do PT, deputado Vicentinho (SP), é fundamental que o povo possa decidir sobre os temas da reforma política a serem debatidos pelo Congresso. “No referendo, o povo vai dizer amém ou não, sim ou não. No plebiscito, o povo vai dizer o que quer que esta casa vote.”

Segundo ele, é essencial a pressão popular para garantir que a reforma política aconteça. “Pelo que senti ao longo dos últimos anos, se depender somente da postura interna corporis [dos parlamentares], não ocorrerá reforma”, disse Vicentinho.

Reformas políticas
Apesar de a necessidade de se reformar o sistema político ser um consenso entre os deputados, há diferentes visões de como essa reforma deveria acontecer, seja da extensão ou dos temas a serem abordados.

O líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), defende, por exemplo, a proposta de iniciativa popular chamada de Eleições Limpas (PL 6316/13). Elaborada por diversas entidades da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o texto impede empresas de financiarem campanhas eleitorais, autorizando apenas pessoas físicas a fazerem doações de até R$ 700. Além disso, o projeto criminaliza a prática de caixa dois eleitoral, com punição de até oito anos de detenção.

Já o líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA), aponta como essenciais a redução dos partidos políticos, para evitar legendas de aluguel de tempo de televisão, além da defesa do voto distrital. Ambos concordam com a necessidade de reduzir a força do poder econômico nas eleições.

Henrique Eduardo Alves lembrou que a proposta (PEC 352/13) do Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Política, criado após as manifestações de junho, está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) desde abril, com apoio de mais de 10 partidos, mas não foi votada por obstrução do PT. “Não é apenas discurso de fazer, é na prática tomar posições para perder ou ganhar”, disse. O GT elaborou uma proposta prevendo o fim da reeleição para presidente, governador e prefeitos e a coincidência das datas das eleições a cada quatro anos.

O presidente da Câmara recebeu nesta terça-feira (28), na reunião de líderes, requerimento do vice-líder do PP deputado Esperidião Amim (SC) para que a admissibilidade da PEC 352/13 seja votada pela CCJ nesta quarta-feira (29). O requerimento foi assinado por 15 dos 22 líderes. Alves endossou o pedido, que será apresentado na reunião da CCJ de amanhã.

Proposta do TSE
Além dos debates no Congresso, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, afirmou na última semana que o tribunal discute propostas de reforma política para enviar ao Congresso Nacional. Entre os temas a ser sugeridos estão o financiamento dos partidos e das campanhas, o horário eleitoral gratuito e questões como uma cláusula de desempenho e um limite para acesso ao fundo partidário.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta