Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

28/10/2014 - 16h54

Líder do PT reafirma defesa do plebiscito para a reforma política

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), reafirmou há pouco a defesa do plebiscito para a reforma política. Antes de entrar para a reunião de líderes, ele explicou a diferença entre plebiscito e referendo. Vicentinho assinalou que o plebiscito permitirá a verdadeira construção da reforma política com a participação popular, e acrescentou que, no referendo, as pessoas só podem dizer sim ou não ao que já foi votado.

Vicentinho afirmou que a proposta do plebiscito já era defendida pela presidente Dilma antes das manifestações de junho de 2013. “A guerra eleitoral já passou. Vamos ao Congresso insistir no plebiscito.”

O líder lamentou a notícia da possível obstrução da pauta pela oposição, dizendo que há muito o que votar. “Se continuar assim, perderemos muito e o povo brasileiro vai cobrar indo ao Congresso e por meio de manifestações.”

Quanto à possibilidade de obstrução da pauta até o final do ano, Vicentinho afirmou que os “mesmos que não querem o plebiscito, não querem o decreto federal que criou a Política Nacional de Participação Social (PDC 1491/14). Esse é o grande temor da oposição: a participação popular”.

Tempo real:

Reportagem - Thyago Marcel
Edição - Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'