Política e Administração Pública

Deputados criticam exigência de média empresa publicar balanço em jornal

14/10/2014 - 21:48  

O deputado Sibá Machado (PT-AC) defendeu a manutenção, no texto-base da Medida Provisória 651/14, de dispositivo que dispensa pequenas e médias empresas da publicação de balanços em diários oficiais e em jornais de grande circulação. “Sei de casos em que pequenas cooperativas e associações não têm condições de publicar nem as atas das reuniões”, disse.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou há pouco uma emenda do PMDB que obriga as empresas de médio porte (com valor de mercado inferior a R$ 700 milhões) a divulgar seus balanços em jornais de grande circulação, mas de maneira resumida. Essa votação, no entanto, ainda não foi concluída, pois o PT pediu verificação nominal.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também defendeu a dispensa da publicação em jornais de grande circulação. “De nada adianta nós termos aprovado a dispensa de publicação em órgãos oficiais e, agora, mantermos publicação em grandes jornais”, observou.

Negociação
O deputado Antonio Imbassahy (PSDB-SP) concordou com a decisão do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, de suspender a sessão para que os líderes possam tentar um acordo sobre os destaques apresentados ao texto.

“Eu saí da reunião de líderes com o entendimento de que seria possível apresentar destaques, evitando apenas os pedidos de verificação”, disse Imbassahy. “Mas, diante da diferença de entendimento do líder do governo e do PT, eu concordo com a interrupção da sessão para que a gente possa buscar um entendimento”, completou.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Assista ao vivo.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 651/2014

Íntegra da proposta