Política e Administração Pública

Horário de verão vai atrasar divulgação do resultado do 2º turno das eleições

26/10/2014 - 17:06  

Neste domingo, os resultados do segundo turno das eleições só poderão ser divulgados após as 20 horas (hora oficial de Brasília) por causa do horário de verão. A medida é necessária para evitar que números da apuração sejam conhecidos antes de a eleição ter sido finalizada em todo o País.

Com o horário de verão, a diferença de fuso horário entre o Acre e parte do Amazonas e Brasília aumentará de duas para três horas. As pesquisas de boca de urna para presidente da República também só poderão ser publicadas após as 20 horas.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, destaca que o mais importante é garantir a segurança do voto. “Nós não estamos numa competição olímpica em que cada ano tem que ser um tempo menor do que o outro. O importante é a segurança.”

Os votos das regiões, Sul, Sudeste e Centro-Oeste – onde há horário de verão – começam a ser totalizados pela justiça eleitoral às 17 horas. Dessa forma, quando os números puderem ser divulgados o percentual de urnas apuradas na eleição presidencial deve ser muito alto já que essas três regiões concentram o maior número de eleitores.

Da Redação – ND
Com informações da Rádio Senado

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta