Política e Administração Pública

Ainda não é possível prever resultado do 2º turno, diz cientista político

06/10/2014 - 19:26  

No dia 26 de outubro, os brasileiros voltam às urnas para decidir quem será o próximo presidente. Com uma diferença de apenas oito pontos percentuais, o candidato do PSDB, Aécio Neves, que recebeu 33,6% dos votos válidos, disputará com a atual presidente Dilma Rousseff, que obteve 41,6%.

Para o cientista político da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Marco Aurélio Nogueira, como a candidatura de Aécio Neves só se fortaleceu na última semana antes das eleições, é impossível neste momento prever o resultado no segundo turno. "Aécio teve a arrancada cinco dias antes do fechamento das urnas”, disse.

Marina Silva, terceira colocada, ainda não declarou seu apoio a nenhum dos dois candidatos e afirmou que vai tomar essa decisão junto com o partido.

Influência de Marina
Para Marco Aurélio Nogueira, a decisão de Marina não deve influenciar a totalidade de seus eleitores. “A sinalização que ela vier a fazer de público terá o impacto simbólico, terá também algum efeito multiplicador de votos junto a esse eleitorado expressivo que ela teve, 22 milhões de votos é muita coisa, mas o que vai decidir mesmo o desfecho do segundo turno é o reposicionamento da massa de eleitores”, disse.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou que o PT está disposto a incorporar propostas do programa de Marina Silva em troca de apoio no segundo turno. Já o candidato Aécio Neves afirmou que aceitará apoio de todos que tiverem contribuições a dar.

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.