Política e Administração Pública

Moroni volta à Câmara como o mais votado do Ceará

06/10/2014 - 03:14  

O ex-deputado e delegado Moroni (DEM) volta à Câmara com 277 mil votos (6,36%), a maior votação do Ceará. Será o quarto mandato de Moroni, que já presidiu a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. O parlamentar também já foi secretário de Segurança Pública do Ceará e vice-governador.

Metade dos 22 deputados cearenses conseguiram retornar à Câmara para a próxima legislatura. Entre os que voltam estão Genecias Noronha (SD), com 221 mil votos; e o vice-líder do governo José Guimarães (PT), com 209 mil votos.

Entre os novatos estão o empresário da área de educação Moses Rodrigues (PPS) e a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT).

Governo
O segundo turno no Ceará será disputado entre o senador Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT), secretário de Cidades do atual governador, Cid Gomes.

Eunício é líder do PMDB no Senado, e foi ministro das Comunicações no governo Luiz Inácio Lula da Silva entre 2004 e 2005. Camilo foi secretário estadual do Desenvolvimento Agrário no governo Cid Gomes, de 2007 a 2010. Em 2010, foi o deputado estadual mais votado do Ceará.

Senado
Para o Senado, o Ceará elegeu Tasso Jereissati (PSDB), que foi eleito senador em 2002, mas não se reelegeu em 2010. Filho do ex-senador Carlos Jereissati, ele governou o estado em 1986 e de novo em 1994, tendo sido reeleito. Nascido em Fortaleza, em 1948, Jereissati é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.