Política e Administração Pública

Confirmado 2º turno em Roraima; nenhum partido elegeu mais de um deputado

06/10/2014 - 02:00  

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Roraima confirmou que após o encerramento da apuração de votos no estado haverá disputa em segundo turno entre os candidatos Chico Rodrigues (PSB) e Suely Campos (PP). Segundo o TRE, Suely Campos obteve 38,51% dos votos e Rodrigues ficou com 34,93%. Com 0,2% do eleitorado nacional, cerca de 300 mil eleitores, Roraima é o menor colégio eleitoral do País.

Devido a um problema de transmissão, os votos da candidata não apareciam no sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o TRE de Roraima, o erro ocorreu porque a inclusão dos dados de Suely Campos só foi possível na última quinta-feira (2), quando teve a candidatura deferida.

Formada em letras e casada com Neudo Campos, Suely entrou na disputa para substituir o marido, que teve o registro de candidatura cassado pelo TSE com base na Lei da Ficha Limpa, exatamente quando liderava as pesquisas de intenção de voto.

Deputados
Na Câmara dos Deputados, nenhum partido elegeu mais de um deputado. Foram eleitos Shéridan (PSDB) – a segunda mais votada do País, em termos proporcionais –, com 35.555 votos, 14,95% do total; Remidio da Amatur (PR); Dr. Hiran Gonçalves (PMN); Abel Galinha (PDT); Maria Helena (PSB); e Calos Andrade (PHS). Os deputados Edio Lopes (PMDB) e Johnathan de Jesus (PRB) foram reeleitos.

Senado
Com 41,24% dos votos, o ex-vereador de Boa Vista Telmário Mota (PDT) foi eleito senador por Roraima. Em terceiro lugar nas pesquisas, Telmário surpreendeu ao derrotar Luciano Castro (PR), que teve 21,33% dos votos, e Anchieta (PSDB), que ficou com 20,56% dos votos válidos. Mozarildo Cavalcante (PTB), que concorria à reeleição, teve apenas 10,92% dos votos.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Janary Júnior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.